terça-feira, 19 de abril de 2011

Pode ser Cancêr?

Gente, outro dia recebi esse pergunta de um paciente por email( sim, meu cartão tem meu email, detesto médico que se esconde do paciente!), achei super esclarecedora e decidi compartilhar com vocês, espero que gostem!bjo!
Rafael pergunta:
Dra  percebi um sinal há + ou – 2 anos, ele é preto e localizado na perna, nos últimos meses está maior e sangrou uma vez, pode ser câncer?
Rafael, nós dermatologistas temos uma regrinha básica para avaliar ao sinais  que é o ABCD
  • Assimetria ou formato irregular: desenhe uma linha dividindo o sinal em 2 partes. Se as metades são diferentes, mais chance de ser anormal.
  • Bordas irregulares: as bordas de sinais atípicos não são bem definidas ou são "denteadas".
  • Coloração variada: um sinal com diferentes tonalidades de cor indica mais chance de ser anormal, especialmente se todos os outros sinais do corpo tem coloração uniforme.
  • Diâmetro maior que 6 milímetros: a maioria dos melanomas se espalha horizontalmente antes de se espalhar verticalmente. Sinais maiores que o diâmetro de um lápis devem ser suspeitos
Se o seu sinal  segue essas regras procure logo o seu dermatologista, no meu consultório nos temos um aparelho denominado dermatoscópio, que aumenta a lesão em muitass vezes e com a ajuda dele podemos decidir por retirar ou não a lesão.
Espero que alerte algumas pessoas para pensar naquela "manchinha" que está ali a tempos...procure já o seu dermatologista.



Bem legal esse quadrinho né!


Nenhum comentário:

Postar um comentário