segunda-feira, 14 de março de 2011

Molusco Contagioso!!!

Não se trata desse molusco!
Gente, não se trata de nem um tipo de infecção causada por moluscos tá!!!é que muitas mães me perguntam se a criança pegou na praia pela analogia com molusco.
Na verdade ,trata-se de um vírus, o maior vírus que se conhece, e que pertence ao grupo Poxvírus. É bastante comum em crianças e pode ocorrer em adultos, principalmente quando a imunidade está comprometida.Como o nome já diz é altamente contagiosa, logo, se uma criança está com molusco outras crianças podem pegar concerteza, principalmente se elas brincam juntas em brincadeiras de contato pele com pele tipo lutinhas, jogos, pega-pega, mais calma...não adianta colocar seu filho em uma bolha né!São doenças típicas da infância e não matam ninguem.
As lesões são pápulas, medindo em média 5mm (porem, algumas podem ter diâmetros muito maiores), algumas (geralmente as maiores) apresentam um furinho no meio (umbilicação central), costumam ser lisas. As lesões são assintomáticas se a criança manipular o local (com as unhas), pode haver infecção bacteriana secundária, e daí a coceira se instala.
Pelo fato do vírus ser auto-inoculável, ou seja pode se espalhado no corpo pelo próprio paciente, quando isso ocorre a criança pode vir a ter muitaassss bolinhas oque é bem desagradavel.
Sem tratamento, as lesões podem regredir sozinhas ao longo de meses ou anos, dependendo da imunidade da pessoa. Porém, durante esse periodo, o portador da patologia além de se auto-inocular (some uma daqui, aparece outra ali).
Tratamento: existem vários (curetagem, crioterapia, medicações orais, aplicação de TCA, de iodo...), e a escolha depende da idade da criança e do número de lesões.
Mamãe de plantão...em caso de molusco, dermatologista já!



3 comentários:

  1. Nossa que péssimo isso, nem conhecia esse virus!! Legal, vou ficar atenta, tenho um irmão de 7 aninhos :(

    ResponderExcluir
  2. Acho ótimo poder informar sobre as doenças dermatologicas por aqui Vitoria, adorei o comentário!

    ResponderExcluir
  3. Davizinho tem e estamos tratando...ansiosa pela melhora.

    ResponderExcluir