segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Roupas com Filtro Solar

Aposto que a maioria de vocês saem para caminhada,se achando super protegido com seu filtro solar aplicado geralmente só no rosto né...,estive pesquisando sobre as roupas com filtro solar e uma fato me chamou a atenção,os Tuaregues que  são um povo nômade do deserto do Saara, onde o sol não é lá dos mais bonzinhos. Eles se cobrem com um véu azul característico, o tagelmust, com o qual acreditam se defender dos maus espíritos, além de se proteger contra a violência do sol e das rajadas de areia durante suas viagens em caravanas.
Nós Brasileiros temos habitos bemmm diferentes dos Tuaregues né! Mas o fato é que, além do filtro, as roupas também são uma grande arma para se defender dos raios ultravioleta.Acho legal começar explicando que FPU, ou Fator de Proteção Ultravioleta mede a porcentagem dos raios ultravioleta A e B que ultrapassam o tecido. Por exemplo: o FPU 5 significa que um em cada cinco raios ultrapassa o tecido e chega na nossa pele; o FPU 50, que um em cada 50 raios atinge a pele,as roupas normais tem FPU 5 e as com proteção geralmente são FPU 50.
Não é para sair correndo as lojas procurando já a sua peça com filtro,mais vale a pena comprar umas camisetas para caminhada,chápeu de praia,e principalmenteee camisetas para crianças que adorammm ficar horas no sol,lembrando que o câncer de pele mais complicado,o melanoma,ocorre geralmente por queimaduras solares(tipo ir para a praia e voltar um completo camarão) e não em pessoas que ficam expostas varias horas todos os dias!
Tá certo que as roupitias não são lindas mais pra ficar protegido tá valendo!
Gostaria de lembrar que a roupa com filtro é só mais um item,não substituindo o filtro solar e a dica de não se expor ao sol das 10 as 16hrs, ha e não esqueçer de usar um protetor labial tambem!Credo...fiquei me sentindo uma médica mega chata nesse post,acho que a aula de melanoma me deixou meio moralista,ossos do ofício!

4 comentários:

  1. AHHHH!!!Essa Dra é muito moralista!!!!
    E posso garantir,que ela segue essas recomendaçoes a risca!!!!
    Ai que filha perfeita essa minha!!!!!!parabens
    moreeeeeeeeeee!!

    ResponderExcluir
  2. Tá,admito que sou meio neurótica com o filtro mesmo,já observei até algumas pessoas me olhando diferente na praia,deve ser porque eu não paro de retocar o filtro um minuto se quer...corro até risco de alergia..mais loucuras não se discute né...

    ResponderExcluir
  3. Acho super válido! Sei que é mtooo brega, mas meu sonho é ter uma luva dessa (daquelas que cobrem o braço) com esse tipo de tecido pra dirigir.... De tanto ir todo dia pro trabalho no sol do meio dia, meu braço ta ficando queimado.... um horror, mesmo passando protetor (as vezes esqueço)...
    Eu quero!!

    bjos

    www.saltodeouro.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa,chocante essa senhora da foto.. toda irrugadinha.. Mas..quem tem oleosidade extrema utiliza oq Rê?Porque esses protetores são exageradamente gordurosos!

    ResponderExcluir