sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Exposição solar na infância

Fofura!
Gente após o ultimo super mais falando de exposição solar na infância, recebi um montteee de email de mamãe enlouquecidas querendo saber tudoooo a respeito, vou tentar elucidar um pouco nesse post!
O sol de hoje em dia é mais danoso que o sol de décadas atrás. A camada de ozônio - que protege a pele filtrando os raios solares nocivos à saúde - já está desaparecendo.Já sabemos que a quantidade de radiação solar que a pele recebe até os 20 anos de idade é responsável por 90% dos cânceres de pele no futuro!Imagina o quanto uma mãe vai estar ajudando uma criança a não ter câncer com o simples hábito do filtro.
As mães de vem ter muito cuidado nos banhos de sol, porém o sol não é só um vilão, através dele  o nosso organismo metaboliza a vitamina D, indispensável para a absorção de cálcio. Por este motivo, desde os primeiros dias de vida, é comum ouvir a recomendação: "os bebês devem ser expostos ao sol todos os dias". Será que esta conduta é certa?
Nos Estados Unidos, por exemplo, a Academia Americana de dermatologia recomenda que as crianças abaixo de 6 meses não devem ser expostas ao sol. No Brasil recomenda-se o banho de sol com muita responsabilidade.
Os horários e tempo de exposição devem ser muito bem controlados: antes das 9h00 da manhã (ou 10h00, no horário de verão) e após às 16h00 (ou 17h00, no horário de verão).
 Aos poucos o tempo do bebê no sol pode ser oumentado: 5, 10, 15 e até 20 minutos. Os braços e pernas podem ser expostos, a barriga e as costas também. Sempre se evita o sol na cabeça e no rosto. Quando os pais sentirem (na própria pele) que o sol está forte demais, devem evitar expor o bebê.
Um ponto importante: não se deve utilizar filtros e bloqueadores solares em menores de 6 meses. O FPS (fator de proteção solar), mesmo baixo, pode ser tóxico ao organismo dos bebês.
Após os 6 meses, a exposição solar já é mais fácil, justamente porque o uso de filtros solares já é permitido e seguro. Sempre deve ser usado um bloqueador solar hipoalergênico com FPS 15 ou 30, e dependendo do nível de exposição solar (alto mar, barcos, etc.) o nível de proteção pode ser aumentado até FPS 60.
Ai fiquei na dúvida se sou pediatra ou dermatologista!heheheh!é dermatopediatria mesmo!

Dicas úteis para as mamãe de plantão:
  • O filtro solar deve ser passado pelo menos 15 minutos antes do início da exposição ao sol, e de preferência com a criança "sem roupa".
  • Mesmo com o uso de filtro solar a criança deve estar protegida com chapéu e camiseta.( de preferência com filtro tambem)
  • O filtro solar deve ser "repassado" sempre que houver longa permanência na água ou após exercícios físicos. Existem filtros especiais e mais resistentes à água.
  • Mesmo nas crianças é fundamental usar creme hidratante após exposição solar e após o banho (2 a 3 vezes ao dia).
  • Devem ser oferecidos líquidos à criança freqüentemente: água, chá, sucos e frutas.
  • Outro cuidado: o contato com cítricos - suco ou sorvete de limão, lima ou laranja - pode ocasionar manchas na pele se houver exposição solar.
          Espero que ajude todas as mamães, bjos!
Essa pele é tudo né!

Nenhum comentário:

Postar um comentário