terça-feira, 23 de novembro de 2010

A estética da pele

A pele é o nosso ‘cartão de visitas’, assim como o cabelo, a pele merece cuidados diários especiais. Uma pele mal cuidada, com manchas, acnes, espinhas, cravos (pontos negros), poros dilatados, excesso de oleosidade, ou seca, que esteja descamando, demonstra falta de cuidado para consigo. Portanto esteja atenta, cuide-se e procure o quanto antes o seu dermtologista!
O envelhecimento da pele acontece de maneira gradual. É um processo natural, fisiológico, progressivo e irreversível.Não acho que as pessoas não possam envelhecer,acho que todos devem envelhecer da melhor forma possível.
O envelhecimento ser dividido em dois fenômenos diferentes: um é o Intrínseco, devido a passagem do tempo, genética...e o outro é o Extrínseco, causado pela ação de fatores externos como sol, temperatura, vento, poluição, etc(aquele que queremos e devemos amenizar). As mudancas anatômicas levam ao ressecamento, flacidez, mudanças vasculares, rugas e afinamento da pele. Este tipo de envelhecimento  pode  e deve ser  prevenido pelo uso de hidratantes, loções, redução da exposição solar,filtro solar e uso adequado de  tantos outros cosméticos que a dermatologia nos oferece hoje.
O envelhecimento causado por agressões do meio ambiente apresenta modificações anatômicas diferenciadas do envelhecimento intrinseco. A pele passa a apresentar degeneração de tecido elástico, desaparecimento de colágeno bem como o aparecimento de manchas pigmentadas e até lesoes pre-malignas e malignas. Tudo isso devido a longa e intensa exposição solar. É importante notar que essas mudanças começam invisivelmente bem cedo na vida e são cumulativas,sempre que me perguntam qual a idade ideal para começar a ir ao dermatologista eu respondo que ela não existe,quanto antes melhor,mais nunca é tarde!!



                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário