domingo, 9 de outubro de 2011

Bolinhas na Pele....

Gente, outro dia eu atendi uma paciente com queixa de "bolinhas na pele", assim que escutei isso uma gama de diagnósticos passou em um segundo pela minha mente e assim que ela me apresentou as tais bolinhas eu nem acreditei...era a famosa ceratose pilar dos atópicos....acho que não ajudei muito né!Na verdade como é uma condição comum vou falar um pouquinho dela.
Essas bolinhas são excesso de queratina na saida do foliculo piloso ( pêlos) e às vezes funcionam como "rolhas" na abertura dos poros, causando retenção da secreção sebácea, que pode inflamar e ficar parecido com uma acne ou foliculite e até deixar manchas residuais(nada de espremer hein!!!!).Os locais mais acometidos são a face externa dos braços e  coxas.
O quadro não tem cura mais com tratamento adequado se torna quase imperceptível, eu costumo fazer esfoliantes+ um super hidratante e as vezes até adapaleno, em casos mais raros já fiz até Peeling de diamantes+ peeling químico com ótimos resultados.O mais legal é o paciente saber que apesar de não ter cura essa condição quando bem tratada passa a ser bem traquila de conviver.
Espero que gostem!bjos!!!
As bolinhas...

Super hidratante!!!Adoroo!

Um comentário:

  1. Olá, tenho este "problemão" e no meu caso meus braços ficam cheios de manchas vermelhas que não coçam (sou muito branca). Não sei mais o que fazer. Já foi receitado corticoide e hidratante com uréia (eucerin), sem resultado. Agora vou tentar o iso urea por minha propria conta. Alguma sugestão??

    ResponderExcluir